Todas as Categorias

O Melhor Vinho do Mundo

Quem nunca se perguntou qual o melhor vinho do mundo? Mas essa é uma pergunta impossível de responder… ou melhor, possível, mas impossível de agradar a todos! E isso por uma razão muito simples: o julgamento é subjetivo, por mais que existam parâmetros e características a serem analisadas, pois o que prevalece, no final, é o paladar e o gosto daquele que está provando e analisando o vinho.
Mas mesmo considerando todas as divergências, sempre temos curiosidade em saber qual o melhor vinho do mundo ou qual o melhor vinho do mundo de acordo com determinado crítico, não é?

Atualmente existem muitos críticos de vinhos e também muita crítica ao trabalho que eles desempenham, pois não é preciso mais do que algumas palavras de alguns deles para acabar, definitivamente, com a reputação de um vinho ou fazer com que toda a sua safra seja vendida em pouquíssimo tempo.

Mas, na verdade, para os amantes do vinho – aquelas pessoas como nós, que não são estudiosos, apenas apreciam um bom vinho, consideramos que os maiores inconvenientes das avaliações feitas pelos críticos são os seguintes:

nem todos sabem como interpretar os números das avaliações; para saber o que determinada nota significa é preciso entender o sistema de pontos daquele crítico, pois somente assim você estará apto a escolher a bebida que mais agrada o seu paladar;
existem diversos sistemas de avaliações, cada um com uma lista de características (algumas em comum, mas nem todas) e a nota decorre desse conjunto. Assim, a nota dada por um crítico pode ser muito diferente da nota dada por outro não só em razão do paladar, mas também por causa dos critérios que fundamentam a nota.
lightbulb_outline
No fim das contas, a maior diferença entre os diversos sistemas de pontuação está em quem degusta o vinho e qual o paladar dessa pessoa.

Apesar dos pesares, com todos os prós e contras, consideramos que as opiniões desses críticos devem ser consideradas, mas não tomadas como verdades absolutas. E mais: consideramos que o mais interessante para o amante do vinho é tentar descobrir qual o crítico que tem um paladar mais parecido com o seu. Isso mesmo, pois aí, se quiser, você terá um parâmetro a seguir.

Esse parâmetro pode ser interessante em determinados momentos, como por exemplo, quando não conhecemos o vinho e queremos saber se o preço é razoável. Se o vinho tiver uma nota de um crítico que conhecemos o paladar e entendemos o julgamento, fica mais fácil de decidir se compramos ou não o vinho, certo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.